Governo do Japão promete apoio ao COI para vacinar atletas antes das Olimpíadas de Tóquio

Uma carta, em nome do primeiro-ministro Yoshihide Suga, foi enviada à aliança global de vacinas

Yoshihide Suga, o novo primeiro-ministro do Japão — Foto: Getty Images
O governo do Japão prometeu apoiar a iniciativa do Comitê Olímpico Internacional de buscar vacinar todos os atletas que participarão das Olimpíadas em 2021. Uma carta, em nome do primeiro-ministro Yoshihide Suga, foi enviada à aliança global de vacinas, a Gavi, com sede em Genebra. As informações são do jornal japonês "The Mainichi".

O Japão está apoiando o desejo do COI de vacinar atletas e oficiais de países em desenvolvimento. Em passagem por Tóquio em novembro, o presidente do COI, Thomas Bach, disse que queria conseguir vacinas para o maior número possível de participantes. Desde então, a entidade está buscando criar uma estrutura com outras organizações para isso.

A Gavi, que promove a saúde global fornecendo vacinas para as nações em desenvolvimento, está atualmente trabalhando com a Organização Mundial da Saúde, entre outros, no projeto da vacina COVAX contra o coronavírus. O Japão contribuiu com fundos para essa estrutura, na qual nações tecnologicamente avançadas contribuem para a criação de vacinas que podem ser distribuídas para nações em desenvolvimento.

Bach indicou no mês passado que o COI estava considerando arcar com os custos da vacinação de atletas e dirigentes para as Olimpíadas, programadas para começar em 23 de julho de 2021. O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio revelou na sexta-feira que o adiamento de um ano das Olimpíadas custará cerca de US$ 2,8 bilhões a mais, cerca de R$ 14,4 bilhões. A cifra que inclui, também, os custos de medidas contra o coronavírus.

Fonte: Globo Esporte

 

Postar um comentário

0 Comentários