Eliminação do Grêmio é a quinta queda de um brasileiro nas primeiras fases da Libertadores

Tricolor se junta a Corinthians (duas vezes), São Paulo e Chapecoense como equipes nacionais que caíram antes da fase de grupos

Christian Ortíz comanda vitória do del Valle na Arena — Foto: Staff Images/CONMEBOL
Na noite desta quarta-feira, o Grêmio entrou em uma seleta lista do futebol nacional, embora nada boa. O Tricolor foi eliminado pelo Independiente del Valle na terceira fase da Libertadores ao perder por 2 a 1 na Arena. Esta é a quinta vez que uma equipe brasileira cai nesta fase da competição.

O time gaúcho perdeu por 2 a 1 no Defensores Del Chaco, no Paraguai, no duelo de ida. E foi novamente derrotado pelo mesmo placar, na Arena, nesta quarta. Dois tropeços de virada, aliás.

Outros três clubes brasileiros passaram por situação semelhante. O Corinthians, duas vezes, acabou eliminado nas fases inicias da Libertadores. E viveu a queda mais recente. Em 2020, perdeu por 1 a 0 para o Guaraní e ganhou na sua Arena por 2 a 1. Pelo gol qualificado, acabou eliminado na segunda fase.

Em 2019, foi a vez do São Paulo. O tricampeão da América encarou o Talleres e perdeu por 2 a 0 na ida da segunda fase da competição. O jogo de volta, no Morumbi, terminou 0 a 0.

Em 2018, a Chapecoense encarou o Nacional, do Uruguai. O tradicional clube do continente ganhou os dois jogos por 1 a 0 na segunda fase da Libertadores e eliminou os brasileiros.

A outra queda corintiana ocorreu em 2011 e foi icônica pela manutenção do trabalho de Tite, que resultou em títulos do Brasileiro daquele ano e da própria Libertadores e do Mundial no ano seguinte. Com Ronaldo em campo, o Timão empatou em 0 a 0 com o Tolima no Pacaembu e perdeu por 2 a 0 na Colômbia.

Desde 2005, são 23 classificações de clubes brasileiros nas fases preliminares e cinco quedas.

> As eliminações dos brasileiros

2021
Independiente del Valle 2x1 Grêmio
Grêmio 2 x 1 Independiente del Valle

2020
Guaraní 1x0 Corinthians
Corinthians 2x1 Guaraní

2019
Talleres 2x0 São Paulo
São Paulo 0x0 Talleres

2018
Chapecoense 0x1 Nacional
Nacional 1x0 Chapecoense

2011
Corinthians 0x0 Tolima
Tolima 2x0 Corinthians

Fonte: Globo Esporte

Postar um comentário

0 Comentários